Speedyyy Forum

Desporto
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 ACORDÃO DO TAS QUE ILIBA F.C.PORTO E ARRASA LIGA E FEDERAÇÃO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
VietCong
Iniciado
Iniciado
avatar

Número de Mensagens : 18
Idade : 40
Localização : margem sul
Data de inscrição : 11/05/2008

MensagemAssunto: ACORDÃO DO TAS QUE ILIBA F.C.PORTO E ARRASA LIGA E FEDERAÇÃO   Sab Set 20 2008, 14:10

Acórdão iliba F. C. Porto e arrasa Liga e Federação



2008-09-16

O Tribunal Arbitral não está convencido que F. C. Porto ou Pinto da Costa tenham cometido actos ilícitos sobre a participação do F. C. Porto na Champions, sendo particularmente crítico em relação à justiça desportiva portuguesa. E praticamente obriga a UEFA a rever a famosa norma 1.04.

Dois meses depois da decisão final da UEFA, que garantiu a presença dos dragões na edição de 2008/09 da Liga dos Campeões, indeferindo os recursos de Benfica e V. Guimarães, que pretendiam ver o clube das Antas suspenso devido às sentenças da Comissão Disciplinar (CD) da Liga e do Conselho de Justiça (CJ) da FPF no caso Apito Final, o TAS pronunciou-se em forma de acórdão, que na prática significa mais uma vitória para o F. C. Porto.
Segundo o documento, a que o JN teve acesso, "as duas decisões da CD da Liga Portuguesa e do CJ da Federação não demonstram que o F. C. Porto, ou o seu presidente, tenham estado envolvidos em actividades ilícitas", acrescentando que "nem o TAS, nem a UEFA, estão vinculados às normas da justiça desportiva portuguesa". Há até uma referência à forma "estranha" como decorreu a célebre reunião do Conselho de Justiça do dia 4 de Julho e que confirmou o castigo de Pinto da Costa, ao mesmo tempo que recorda que ainda há recursos à espera de decisão dos tribunais.
O acórdão revela, igualmente, que Benfica, V. Guimarães e UEFA serão obrigados a pagar 10 mil euros cada ao F. C. Porto, para custear as despesas de todo o processo, como viagens e custos com advogados, que se arrastou durante grande parte do Verão.
O painel do TAS encarregue de apreciar este caso ficou "totalmente satisfeito" pelo facto de a norma 1.04 dos critérios de admissão das equipas na Liga dos Campeões, que diz que qualquer clube que esteja ou tenha estado envolvido em actos destinados a adulterar a verdade desportiva fica proibido de participar nas provas da UEFA, não ter sido adoptada nesta situação.
A interpretação do TAS é de que a UEFA terá de rever rapidamente esta norma e, embora este acórdão não seja definitivo quando ao futuro e, designadamente, em relação à questão da retroactividade da lei, pode concluir-se que muito dificilmente o F. C. Porto voltará a ter problemas para participar na Liga dos Campeões porque a norma terá de ser alterada. Se a UEFA voltasse a abrir um processo aos dragões, e porque este acórdão faz jurisprudência, teria de o fazer em relação a todos os clubes que estiveram envolvidos em casos semelhantes no passado recente, como o Milan, Juventus, Lázio, Fiorentina, Dínamo de Kiev ou, num passado mais distante, o Anderlecht.
Os juizes do TAS também aceitaram a decisão do F. C. Porto de não recorrer da sentença da Liga, que ditou a perda de seis pontos na classificação final do campeonato passado, entendendo que os responsáveis portistas podiam fazê-lo uma vez que já sabiam que a vantagem pontual da equipa na tabela lhe garantia o título.

Leiam o Acordão na sua totalidade para quem tem duvidas (encontra-se em inglés)
http://www.tas-cas.org/d2wfiles/document/2148/5048/0/Final%20Award%201583-1584.pdf
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin
Admin
avatar

Número de Mensagens : 245
Data de inscrição : 13/02/2008

MensagemAssunto: Re: ACORDÃO DO TAS QUE ILIBA F.C.PORTO E ARRASA LIGA E FEDERAÇÃO   Dom Set 21 2008, 01:14

Viet sempre encontraste o acordão do TAS Very Happy.

Em relação a isto como é obvio estou 100% de acordo e não apenas por ser portista, porque se fosse outro clube português desejava que não fosse penalizado na mesma porque só é mau para portugal e muitos falam mas esquecem-se que com esta regra esquesita da Uefa até quem sabe um dia não se descobria algo por ex de Benfica e Sporting um pouco ílicito de há 10, 15 anos atrás e tb estariam sujeitos a serem penalizados e o que é para uns tem de ser para outros porque as equipas italianas tb não sofreram penalizações na Uefa.

Ainda digo mais, tudo por causa de 2 jogos num ano que o FC Porto nem precissava de os ganhar e tb foi Campeão Europeu, Campeão do Mundo, acho que sem dúvidas.

Cumprimentos. cheers
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://speedyyy.forumeiros.com
 
ACORDÃO DO TAS QUE ILIBA F.C.PORTO E ARRASA LIGA E FEDERAÇÃO
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Veículo entregue danificado, pintura enrrugada, faltando rodas de liga leve, etc
» Apresentação
» Restauração completa - Giants 1972
» Viagem
» Lista para check-up na revisão

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Speedyyy Forum :: Liga Sagres :: FC Porto-
Ir para: